A precária formação docente no enfrentamento do preconceito no trabalho pedagógico

Autores

  • Anna Maria Lunardi Padilha Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Piracicaba, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

preconceito, formação de professores, educação escolar.

Resumo

Neste texto, adota-se a matriz histórico-cultural do desenvolvimento humano e procura-se oferecer subsídios para o enfrentamento da complexidade do processo de desenvolvimento e de aprendizado, afirmando que ele demanda sólida formação teórica do professor, em oposição ao que afirma a lógica neoliberal em educação, segundo a qual cada um deve aprender por si mesmo, preterindo, desse modo, os conhecimentos elaborados e afastando os educadores da teoria em sua formação inicial e contínua. Afirma-se que as consequências desse ideário são graves e que entre elas está o estabelecimento do preconceito.

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Lunardi Padilha, A. M. (2016). A precária formação docente no enfrentamento do preconceito no trabalho pedagógico. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 516–529. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/991

Edição

Seção

Aquisição da Escrita