“Recebe(m)-se novidades”: construções com se em anúncios de revistas paulistanas

Autores

  • Giovanna Ike Coan

Palavras-chave:

construções com se, anúncios publicitários, Historia Social da Língua.

Resumo

Este artigo investiga construções com se (e.g., “Vende(m)-se móveis”) em anúncios publicitários de revistas paulistanas, na entrada do século XX. As sentenças com se não são analisadas como unidades isoladas, mas em relação aos demais elementos do anúncio (verbais e não verbais) e ao contexto sócio-histórico e cultural de produção do corpus. A leitura do anúncio como um todo revela que a construção com se é ativa e a concordância se dá entre o verbo e um tópico, coindexado a um sujeito nulo e referindo-se a um elemento realçado tipograficamente; o se tem a função de apontar que o agente é humano e indeterminado, remetendo à presença de trabalhadores anônimos nos estabelecimentos divulgados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Coan, G. I. (2016). “Recebe(m)-se novidades”: construções com se em anúncios de revistas paulistanas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 616–631. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1184

Edição

Seção

Linguística Histórica