Análise da matriz de competência em uma aplicação real da Avaliação da Aprendizagem em Processo de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Autores

  • Michelle Souza Prado Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo
  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1689

Palavras-chave:

Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), matriz de competência e habilidades, competência leitora

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir a matriz de competência e habilidades da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP). Esta avaliação é composta por questões objetivas de Língua Portuguesa e é aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado. O objetivo da prova é medir os coeficientes de aprendizado em língua portuguesa em cada ano escolar. O presente trabalho corresponde a uma análise de caso realizada em uma sala de oitavo ano. O foco da análise está nas questões com maior porcentagem de erro. Tal destaque se dá, pois a AAP utiliza os indicadores em que os alunos apresentam maior fragilidade e que indicam a necessidade de promover ações metodológicas capazes de sanar as lacunas conteudísticas, notadamente, aquelas direcionadas para a competência leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Souza Prado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

Graduada em Letras (Habilitação Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP,Campus de Assis. Graduada em Pedagogia UAB-UFSCar. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/Cnpq com o tema "As crônicas do Dr. Semana na Semana Ilustrada". Sob o mesmo temário foi contemplada com a bolsa de I.C pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Desenvolve pesquisa como aluna regular no Mestrado Profissional em Letras, UNESP-Assis (2014-2016), com financiamento CAPES. Áreas de interesse: avaliação institucional, Literatura e Ensino e Educação.

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). É professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou sua pesquisa de pós-doutorado pelo Spanish and Portuguese Department da Georgetown University (Washington, DC- United States of America) em 2015 - Processo FAPESP: 2014/14442-8. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: teletandem, novas tecnologias, formação de professores, língua inglesa como língua estrangeira e ensino/ aprendizagem de LE

Referências

CURADO, O. H. F. Linguagem e dialogismo. In: UNESP – Pró-Reitoria de Graduação. (Org.). Caderno de Formação – formação de professores – didática dos conteúdos. v. 3. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 26-33.

KLEIMAN, A. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Avaliação da Aprendizagem em Processo. Comentários e recomendações pedagógicas. Subsídios para o Professor de Língua Portuguesa. 8º ano / 1º semestre. São Paulo: Secretaria de Educação, 2015.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Avaliação da Aprendizagem em Processo. Comentários e recomendações pedagógicas. Subsídios para o Professor de Língua Portuguesa. 8º ano / 2º semestre. São Paulo: Secretaria de Educação, 2015.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

21-11-2017

Como Citar

Prado, M. S., & Garcia, D. N. de M. (2017). Análise da matriz de competência em uma aplicação real da Avaliação da Aprendizagem em Processo de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 670–685. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1689

Edição

Seção

Letramentos