Planejamentos docentes a partir do PNAIC/2013: revisitando os estudos sobre sequência didática

Autores

  • Andréa Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) http://orcid.org/0000-0001-7998-4660
  • Ana Luzia Videira Parisotto Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) http://orcid.org/0000-0001-9786-745X

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1928

Palavras-chave:

sequência didática, PNAIC, planejamentos docentes

Resumo

Este trabalho integra estudo de caso e analisa planejamentos de docentes de 3º ano do ensino fundamental de duas escolas de Birigui/SP participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Observadas orientações sobre sequências didáticas (SDs) constantes em cadernos de formação e à luz de estudos de Dolz e Schneuwly (2004) e de apontamentos de Bueno e Kleiman (2017) sobre o material distribuído pelo MEC, discutem-se propostas de trabalho dos docentes e o ensino de língua materna, avaliando a incorporação ao trabalho cotidiano de concepções abordadas durante o programa. Os resultados apontam que atividades elaboradas não chegam a se configurar SDs, produções que têm o professor como principal interlocutor e a forte influência do livro didático. Defende-se o desenvolvimento de posturas reflexivas dos docentes e a formação continuada voltada ao trabalho com gêneros textuais para diminuir o insucesso escolar das crianças no que concerne à leitura e à escrita.

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Biografia do Autor

Andréa Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Supervisora de ensino em Birigui/SP, professora licenciada em Letras, com especialização no ensino de Língua Portuguesa pela UNICAMP, mestre em Educação pela UNESP-Presidente Prudente.

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

É licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Assis (1990), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Letras. Concluiu o Mestrado em 1999 e o Doutorado em 2004. Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/ Araraquara, 2015-2016. É docente e pesquisadora em RDIDP na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. Sua pesquisa está concentrada principalmente nos seguintes temas: linguística, ensino da língua portuguesa, produção de texto, ensino de ortografia, leitura e formação do professor. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior".

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Oliveira, A. R. de, & Parisotto, A. L. V. (2018). Planejamentos docentes a partir do PNAIC/2013: revisitando os estudos sobre sequência didática. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 352–367. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.1928

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna