O estabelecimento de metas como fator motivacional em contexto telecolaborativo

Autores

  • Camila Maria da Costa Kami Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6725-6196

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2610

Palavras-chave:

Motivação, Ensino e Aprendizagem de línguas, Telecolaboração.

Resumo

Aprender uma língua estrangeira é um percurso longo e árduo, por essa razão, muitos aprendizes encontram dificuldade em se manterem motivados. Uma forma de sustentar a motivação é por meio do estabelecimento de metas de aprendizagem. O presente trabalho teve por objetivo investigar a motivação de duas interagentes brasileiras que participaram do Projeto Teletandem, um contexto virtual, autônomo e colaborativo, no qual falantes de línguas diferentes utilizam ferramentas tecnológicas para se comunicarem de forma síncrona, ajudando-o mutuamente a aprender a língua do outro. As participantes da pesquisa interagiram por um longo período de tempo, portanto, o estabelecimento de metas específicas foi primordial para que sustentassem a motivação ao longo do processo. Esta consiste em uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, a qual utilizou questionários semiestruturados, entrevistas e transcrições das interações como instrumentos de coleta de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Maria da Costa Kami, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professora de Inglês nas FATECs de Bauru e Garça.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 4. ed. Campinas: Papirus, 2000.

ARANHA, S.; CAVALARI, S. M. S. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. The ESPecialist, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 183-201, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21467/15694. Acesso em: 25 jul. 2018.

BENEDETTI, A. M. Dos princípios de tandem ao teletandem. In: BENEDETTI, A. M.; CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (org.). Pesquisas em ensino e aprendizagem no Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Campinas: Pontes, 2010. p. 21-45.

BRAMMERTS, H.; CALVERT, M. Learning by communicating in tandem. In: LEWIS, T.; WALKER, L. (ed.). Autonomous Language Learning In-Tandem. Sheffield, UK: Academy Electronic Publications, 2003. p. 45-60.

DOOLY, M. A.; O’DOWD, R. Telecollaboration in the foreign language classroom: A review of its origins and its application to language teaching practice. In: DOOLY, M. A.; O’DOWD, R. (ed.). In this together: Teacher’s experiences with transnational, telecollaborative language learning projects. Bern: Peter Lang, 2018. p. 11-34. Disponível em: https://www.peterlang.com/view/9783034335348/chapter01.xhtml. Acesso em: 25 jul. 2018.

DÖRNYEI, Z. Motivation and ‘self-motivation’. In: DÖRNYEI, Z. The psychology of the language learner: Individual differences in second language acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005. p. 65-119.

DÖRNYEI, Z. Teaching and researching motivation. Harlow, England: Pearson Education Limited, 2001. (Applied Linguistics in Action)

DÖRNYEI, Z. Motivation in action: Towards a process-oriented conceptualisation of student motivation. British Journal of Educational Psychology, Great Britain, n. 70, p. 519-538, 2000.

DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. Teaching and researching motivation. 2. ed. United Kingdom: Pearson Education Limited, 2011. (Applied Linguistics in Action Series)

KAMI, C. M. C. A motivação na aprendizagem de língua estrangeira via Teletandem. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2011.

MORENO, A. C. Brasil não avança em ranking mundial de proficiência em inglês e perde 12 posições. G1, 30 out. 2018. Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/30/brasil-nao-avanca-em-ranking-mundial-de-proficiencia-em-ingles-e-perde-12-posicoes.ghtml. Acesso em: 19 ago. 2019.

O’DOWD, R. (org.). Foreign language education and the rise of online communication: A review of promises and realities. In: O’DOWD, R. Online intercultural exchange: An introduction for foreign language teachers. Clevedon: Multilingual Matters LTD, 2007.

p. 17-37.

TELLES, J. A. Teletandem and performativity. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 1-30, 2015a. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 25 jul. 2018.

TELLES, J. A. Learning foreign languages in teletandem: Resources and strategies. DELTA, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 603-632, 2015b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010244502015000400603&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 jul. 2018.

VASSALO, M. L.; TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes, 2009. p. 21-42.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Kami, C. M. da C. (2020). O estabelecimento de metas como fator motivacional em contexto telecolaborativo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1413–1428. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2610

Edição

Seção

Artigos