O estabelecimento de metas como fator motivacional em contexto telecolaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2610

Palavras-chave:

Motivação, Ensino e Aprendizagem de línguas, Telecolaboração.

Resumo

Aprender uma língua estrangeira é um percurso longo e árduo, por essa razão, muitos aprendizes encontram dificuldade em se manterem motivados. Uma forma de sustentar a motivação é por meio do estabelecimento de metas de aprendizagem. O presente trabalho teve por objetivo investigar a motivação de duas interagentes brasileiras que participaram do Projeto Teletandem, um contexto virtual, autônomo e colaborativo, no qual falantes de línguas diferentes utilizam ferramentas tecnológicas para se comunicarem de forma síncrona, ajudando-o mutuamente a aprender a língua do outro. As participantes da pesquisa interagiram por um longo período de tempo, portanto, o estabelecimento de metas específicas foi primordial para que sustentassem a motivação ao longo do processo. Esta consiste em uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, a qual utilizou questionários semiestruturados, entrevistas e transcrições das interações como instrumentos de coleta de dados.

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Biografia Autor

Camila Maria da Costa Kami, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professora de Inglês nas FATECs de Bauru e Garça.

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Kami, C. M. da C. (2020). O estabelecimento de metas como fator motivacional em contexto telecolaborativo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1413–1428. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2610

Edição

Secção

Artigos