Uma análise de discursos sobre a leitura presentes no canal “O mundo segundo Ana Roxo”

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2708

Parole chiave:

discurso, leitura, YouTube, literatura.

Abstract

Neste artigo, empreendemos uma análise de discursos sobre a leitura a partir do que é enunciado no vídeo “Literatura não é literal”, dedicado ao comentário da prática de interpretação de textos, disponível no canal do YouTube do blog “O mundo segundo Ana Roxo”, professora, filósofa e progressista. Neste vídeo, é atualizada uma série de representações da leitura e dos leitores brasileiros, que analisamos segundo princípios da Análise do Discurso e da História Cultural. Constatamos, na reiteração de certos lugares-comuns sobre a leitura, na generalização do que é afirmado, e na depreciação de dadas práticas e sujeitos, a força de certos consensos histórica e conjunturalmente constituídos e que perduram em relação ao enunciável sobre essa prática e sobre nós como leitores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ABREU, M. Apatia, Ignorância e Desinteresse – Uma história da leitura no Brasil? Revista Desenredo, v. 2, n. 1, p. 83-98, ago. 2009. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/501. Acesso em: 15 set. 2019.

ABREU, M. Diferentes formas de ler. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Campo Grande, 2001. Disponível em www.unicamp.br/iel/memoria/ensaios. Acesso em: 14 set. 2019.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-306.

BAYARD, P. Como falar dos livros que não lemos? Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Zouk, 2007.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 71-79.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. J. A Reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

BRITTO, L. P. L.; BARZOTTO, V. H. Promoção X Mitificação da Leitura. In: BRITTO, L. P. L.; BARZOTTO, V. H. Em Dia: Leitura & Crítica. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 1998.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011. p 167-191.

CHARTIER, R. Uma trajetória intelectual: livros, leituras, literaturas. In: ROCHA, J. C. C. (org.). A força das representações: história e ficção. Chapecó: Argos, 2011a. p. 21-53.

CHARTIER, R. Defense et illustration de la notion de représentation. In: Working Papers des Sonderforschungsbereiches. n. 640, 2/2011b. Disponível em: http://edoc.hu-berlin.de/series/sfb-640-papers/2011-2/PDF/2.pdf. Acesso em: 08 maio 2020.

CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EDUFSCar, 2009.

COURTINE, J. J. O chapéu de Clémentis: observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, C. L. (org.). Os múltiplos territórios da Análise do discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999. p. 15-22.

CURCINO, L. Divisões e representações sociais de leitores no Brasil: uma análise de discursos da mídia sobre as práticas de leitura de políticos brasileiros [Relatório Científico de Pós-doutorado 2016-2018 UNICAMP- Campinas / UVSQY- Versailles-França]. mimeo, 2018.

CURCINO, L. Discursos hegemônicos sobre a leitura e suas formas de hierarquização dos leitores. In: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (org.). (In)Subordinações contemporâneas: consensos e resistências nos discursos. São Carlos: EDUFSCar, 2016.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

POSSENTI, S. Sobre a leitura: o que diz a análise do discurso? In: MARINHO, M. (org.). Ler e navegar. Campinas: Mercado de Letras / ALB, 2001. p. 19-30.

SAKAMOTO, L. 2013: O ano que ainda não terminou. Disponível em: https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/09/14/2013-o-ano-que-ainda-nao-terminou/. Acesso em: 15 set. 2019.

Pubblicato

2020-06-26

Come citare

Manfrim, A., & Curcino, L. (2020). Uma análise de discursos sobre a leitura presentes no canal “O mundo segundo Ana Roxo”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(2), 901–919. https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2708

Fascicolo

Sezione

Artigos