O letramento digital docente na BNCC: o uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa

Digital literacy teaching in BNCC: the use of DICT in Portuguese language classes

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3252

Abstract

A BNCC constrói um panorama da educação, pressupondo que as escolas estão equipadas com instrumentos modernos, em funcionamento, onde são utilizadas diversas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por professores com níveis aprofundados de letramento digital. Para comprovar essa hipótese e verificar como tais pressupostos comparecem no documento, nossa pesquisa faz um recorte, focalizando, pela via procedimental indutiva da Análise de Conteúdo, as seções referentes ao ensino de língua portuguesa na educação básica. E toma por base um quadro teórico que abarca os seguintes campos: letramento, letramento digital (letramentos-chave, níveis de desempenho) e formação de professores. O objetivo é relacionar as (in)congruências entre o que emerge no documento oficial em relação à esperada performance do professor de língua portuguesa letrado digital e o que teoricamente os estudiosos desse campo postulam para docentes com níveis aprofundados nesse tipo de letramento.
Palavras-chave: letramento digital; Base Nacional Comum Curricular; formação de professores; Escrita.

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Pubblicato

2022-05-31

Come citare

Acri, M. C., & Ruiz, E. M. S. D. (2022). O letramento digital docente na BNCC: o uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa: Digital literacy teaching in BNCC: the use of DICT in Portuguese language classes. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 10–30. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3252

Fascicolo

Sezione

Artigos