A escrita literária na Educação de Jovens e Adultos

Literary writing in Youth and Adult Education

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3290

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar as reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, em andamento, sobre o tema da escrita literária como recurso didático aplicado a alunos do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de rede pública do interior de São Paulo. Foram propostas pela professora-pesquisadora algumas práticas de escrita que pressupunham o diálogo com vários clássicos da literatura. Um desses diálogos será analisado neste trabalho, os atos responsivos dos alunos à obra de Gil Vicente O Auto da Barca do Inferno. Autores como Cosson (2011, 2017), Martins (2006) e Candido (1995) contribuíram para a reflexão e desenvolvimento da pesquisa. Para a análise dos textos dos alunos, partiu-se de uma perspectiva dialógica da linguagem, baseada em Bakhtin (2011), procurando compreender como os alunos respondem aos discursos e à estética presentes na obra.
Palavras-chave: escrita literária; ensino de literatura; dialogismo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2022-05-31

Come citare

Sousa, K. D. de. (2022). A escrita literária na Educação de Jovens e Adultos: Literary writing in Youth and Adult Education. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 51(1), 428–444. https://doi.org/10.21165/el.v51i1.3290

Fascicolo

Sezione

Artigos