Estereótipos em sessões de mediação de aprendizagem em Teletandem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2020

Palavras-chave:

estereótipos, identidades culturais, Teletandem

Resumo

Este artigo apresenta o estudo de dois casos vinculados ao contexto Teletandem de aprendizagem de línguas (um contexto virtual, multimodal, autônomo e telecolaborativo de aprendizagem de idiomas). Segundo uma perspectiva interpretativista, apresenta-se a análise de trechos de sessões de mediação da aprendizagem nos quais os participantes de pesquisa fizeram referências explícitas a estereótipos, relacionando-os à cultura e à identidade. O objetivo da análise aqui proposta é compreender e problematizar as práticas sociais performatizadas através da perpetuação de estereótipos culturais.

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Biografia do Autor

Ludmila Belotti Andreu Funo, Unesp

É doutora pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada da Unesp de São josé do Rio Preto (2015), possui mestrado em Linguística Aplicada (2011) e graduação em Licenciatura em Letras pela mesma instituição (2002). Atuou como revisora de materiais didáticos, professora de Educação Básica II (Inglês, Português e Leitura) e como Professora Coordenadora Pedagógica em escola de Educação Básica pela Rede Pública Estadual Paulista, tendo experiência no ensino de Língua Portuguesa (incluindo PLE, Flagship Program) e de língua Inglesa/LE. É pesquisadora vinculada ao projeto Teletandem e Transculturalidade e desenvolve pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores, transculturalidade e ensino de línguas, comunicação intercultural, identidades culturais e aprendizagem colaborativa.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Funo, L. B. A. (2018). Estereótipos em sessões de mediação de aprendizagem em Teletandem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(2), 334–351. https://doi.org/10.21165/el.v47i2.2020

Edição

Seção

Educação Linguística e Multiculturalismo