Linguagem e interação: o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa por meio da reestruturação textual na formação do sujeito leitor/autor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2183

Palavras-chave:

ensino, linguagem, interação, autoria

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a análise dos resultados do projeto de pesquisa “Primeiras autorias: o processo discursivo no ensino de língua portuguesa e a formação do leitor/escritor nos anos iniciais do fundamental I, Amambai-MS”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A fundamentação assenta-se nos preceitos sociointeracionistas de M. Bakhtin articulados aos pensamentos de L. S. Vigotski. O texto é visto como material discursivo que compreende não só os sentidos de uma língua polifônica, mas também a formação do sujeito leitor e criador do seu texto. Assim, o aprendiz elabora o seu texto a partir da contação de história e, posteriormente, o ressignifica na reestruturação coletiva, para que valores sociais sejam confrontados e transformados. O processo se dá na interação coletiva, fluindo a posição ideológica, a subjetividade e as verdades conflitantes, e abrindo-se ao ato criativo e significativo da autoria.

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Publicado

16-07-2019

Como Citar

Luzzi, M. (2019). Linguagem e interação: o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa por meio da reestruturação textual na formação do sujeito leitor/autor. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(2), 957–974. https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2183

Edição

Seção

Artigos