O gênero proposta de redação e o ato responsivo nas temáticas redacionais do ENEM: diálogo e discurso na proposta de redação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2872

Palavras-chave:

ato responsivo, gênero proposta de redação, redação do ENEM, dialogismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar, por meio de duas propostas de redação do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, dos anos de 2011 e 2018, as relações dialógicas que se estabelecem entre as propostas e os contextos histórico, social e cultural, em momentos distintos. A pesquisa demonstrou que, embora os exames tenham uma intercorrência temporal de quase uma década, ambas se dão sob impacto relevante da internet. Todavia, a primeira ocorre sob a euforia do novo, enquanto a segunda, com forte influência da manipulação resultante do controle de dados. Sobre esses aspectos são os candidatos desafiados à reflexão e à tomada de posição a respeito do tema.

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Biografia do Autor

Cláudia Oliveira, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, São Paulo, Brasil

Mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Franca) e Doutoranda em Linguística Aplicada(Universidade de Franca).

Camila Ludovice, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, São Paulo, Brasil

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAR - Unesp (Araraquara).

Professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Franca e professora dos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete e Pedagogia.

Ricardo Wotckoski, Faculdade de Tecnologia (FATEC), Mococa, São Paulo, Brasil

Doutorando em Linguística pela Universidade de Franca. Mestre em Linguagens da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente e coordenador de curso no Claretiano - Centro Universitário de Batatais e docente na FATEC Mococa. 

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Publicado

23-07-2021

Como Citar

Oliveira, C., Ludovice, C., & Wotckoski, R. (2021). O gênero proposta de redação e o ato responsivo nas temáticas redacionais do ENEM: diálogo e discurso na proposta de redação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 768–785. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2872

Edição

Seção

Artigos