O perfil do professor de linguagens, códigos e tecnologias: uma análise das formas de vida configuradas nos gêneros escolares

Autores

  • Naiá Sadi Câmara Universidade de Franca (Unifran), Franca, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

formação docente, formas de vida, coerção

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de identificar as formas de vida que compõem o perfil do professor da área de linguagens, códigos e tecnologias. Realizamos uma análise de documentos tais como os Parâmetros Curriculares, as propostas curriculares da secretaria do estado de São Paulo e as diretrizes curriculares para os cursos de Letras, bem como de manuais do professor de livros didáticos e apostilas utilizados no ensino fundamental, partindo do pressuposto, com base em Bazerman (2011), de que os gêneros e os sistemas de atividades com os quais convivemos apresentam as formas de vida segundo as quais nos constituímos tanto pessoal como profissionalmente. Observamos que as formas de vida configuradas nesses textos oscilam entre autonomia e dependência, abertura e fechamento, sendo que a dependência e o fechamento predominam.

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Sadi Câmara, N. (2015). O perfil do professor de linguagens, códigos e tecnologias: uma análise das formas de vida configuradas nos gêneros escolares. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 853–867. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/486

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas