Projeto de letramento: uma experiência de pesquisa no contexto PROFLETRAS

Autores

  • Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho FCL Assis UNESP
  • Silvia Cristina Rapatoni Ribeiro FCL Assis UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.762

Palavras-chave:

letramento, projetos de letramento, Mestrado Profissional em Letras

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre os desdobramentos das atividades no âmbito do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras /CAPES), com o desenvolvimento de pesquisa sobre projetos de letramento. Para a presente investigação, é considerado o desenvolvimento de um projeto de letramento com um grupo de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública paulista. Nesse contexto, discute-se sobre como tais projetos podem se constituir em estratégias da prática docente que levam ao desenvolvimento da escrita como instrumento emancipatório discente, na busca por alternativas para uma educação de maior qualidade. Os pressupostos teóricos que sustentam essa investigação baseiam-se em estudos sobre letramento e no trabalho com a pedagogia de projetos (KLEIMAN, 2006; SOARES, 2004, 2006; ROJO, 2009; OLIVEIRA et al., 2011).

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

de Carvalho, K. C. H. P., & Ribeiro, S. C. R. (2016). Projeto de letramento: uma experiência de pesquisa no contexto PROFLETRAS. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 1120–1132. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.762

Edição

Seção

Letramentos