Interdiscurso, cenografia, ethos de professor no campo midiático

Autores

  • Maria Silvia Olivi Louzada

Palavras-chave:

interdiscurso, cenografia, ethos de professor.

Resumo

Na perspectiva da Análise do Discurso, tomam-se como referenciais teóricos os textos de Dominique Maingueneau sobre interdiscurso, cenografia, ethos. O objeto de análise são os textos e discursos veiculados pela mídia impressa brasileira a propósito do sistema de avaliação por mérito dos professores do ensino fundamental e médio proposto pela Secretaria de Estadual de Educação de São Paulo, em 2009-2010. Nos corpora que são analisados neste trabalho, as
cenografias instituem discursos que polemizam, que vêm de variados segmentos sociais e que colocam em destaque tanto um ethos pré-discursivo de saber docente, referendado pelo interdiscurso e que remete aos discursos preexistentes sobre o que caracteriza tradicionalmente um professor competente, como um ethos discursivo de não-saber docente.

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Publicado

2016-04-04

Como Citar

Louzada, M. S. O. (2016). Interdiscurso, cenografia, ethos de professor no campo midiático. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1496–1508. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1270

Edição

Secção

Análise do Discurso