Estratégias de ensino e aprendizagem da gramática: apreciações docentes na formação continuada

Autores

  • Elisabeth Ramos da Silva
  • Maria José Milharezi Abud

Palavras-chave:

estudo de gramática, estratégias de ensino, interação social.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa que frequentam um curso de especialização em gramática. O objetivo foi investigar como tais professores, agora na condição de aprendizes, avaliam as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes do curso. Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada na medida em que utilizamos uma técnica de investigação que visa a apreender e investigar, no discurso docente, os temas recorrentes, podendo apresentar a função heurística associada a método de análise sistemática pautado em hipóteses. De acordo com nossas análises, constatamos que as atividades em grupo foram mais apreciadas pelos sujeitos da pesquisa, o que corrobora as ideias de Vigotski sobre a importância da interação social como o fator que desencadeia o desenvolvimento e a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Silva, E. R. da, & Abud, M. J. M. (2016). Estratégias de ensino e aprendizagem da gramática: apreciações docentes na formação continuada. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 641–649. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1324

Edição

Secção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas