Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784

Palavras-chave:

ensino, concepção discursiva, linguagens sociais, Bakhtin

Resumo

A escola é o espaço público, coletivo, em que aprendemos sobre o mundo e sobre a ação dos homens no mundo. Espaço de aprendizagem da história do ser humano e de seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, de criação de novos conhecimentos e novas possibilidades de vida. O objetivo do ensaio é apresentar diretrizes de uma concepção discursiva de trabalho escolar, pressupondo que todo professor é professor de linguagem. Com base na teoria da enunciação do Círculo de Bakhtin, serão focalizados, ainda que brevemente, dados sobre o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita, na educação infantil, no processo de alfabetização e nas áreas de ensino de História, Física e Ciências, em que alunos estão aprofundando conhecimentos sobre o universo letrado. É o viés discursivo que atravessa e encorpa toda a proposta de trabalho.

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Biografia Autor

Cecilia Maria Aldigueri Goulart, Universidade Federal Fluminense

Doutorado Em Linguística, 1997. Puc-Rio.

Atuação: Faculdade de Educação/UFF

Área: Educação.

Subárea: Ensino-aprendizagem/Alfabetização

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Goulart, C. M. A. (2020). Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(1), 48–71. https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784

Edição

Secção

Artigos