Orações exclamativas em português brasileiro: para uma descrição sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3615

Resumo

Fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), este artigo propõe uma reconfiguração do sistema de modo do português brasileiro (PB), partindo da descrição de Figueredo (2011, 2021), com o objetivo de adequá-lo à descrição de orações exclamativas. Para isso, em primeiro lugar, retomam-se descrições prévias de estruturas exclamativas em PB e apresenta-se uma revisão de descrições sistêmico-funcionais de estruturas semelhantes em outras línguas. Em seguida, realiza-se uma descrição trinocular das propriedades de tais orações em PB. Como resultado, propõe-se que, na léxico-gramática do PB, o modo exclamativo é um tipo de declarativo realizado pela presença de um Exclamador em posição temática; isso leva a uma reconfiguração geral do sistema de modo a partir da opção [indicativo].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theodoro C. Farhat, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

25-08-2025

Como Citar

Farhat, T. C., & Gonçalves-Segundo, P. R. (2025). Orações exclamativas em português brasileiro: para uma descrição sistêmico-funcional. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 53(1), 65–85. https://doi.org/10.21165/el.v53i1.3615

Edição

Seção

Artigos