Atividade epilinguística em sala de aula: uma proposta possível

Autores

  • Camila Arndt Wamser Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil
  • Letícia Marcondes Rezende Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Atividades epilinguísticas, linguagem, ensino de língua materna, a marca ‘mas’

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de língua materna por meio das atividades epilinguísticas. Para isso, descrevemos uma atividade realizada com uma turma de sétimo ano do ensino fundamental sobre a marca ‘mas’. Trabalhamos oralmente, manipulando enunciados em que a marca figurava, motivando os alunos a construírem o conceito de conjunção e reconhecerem os variados contextos em que ‘mas’ opera, extrapolando assim as classificações expostas pela gramática normativa. Dessa forma, provamos a importância de se incluir as atividades epilinguísticas no ensino de língua materna. A teoria na qual se baseia o estudo é a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas.

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Publicado

24-05-2015

Como Citar

Wamser, C. A., & Rezende, L. M. (2015). Atividade epilinguística em sala de aula: uma proposta possível. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 774–787. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/480

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas