Entoação e ensino de língua

Autores

  • Maíra Sueco Maegava Córdula Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.780

Palavras-chave:

entoação, ensino de língua, língua materna, oralidade, ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir o lugar da entoação no ensino de português como língua materna, considerando o papel deste elemento prosódico na produção de sentidos do texto oral. Para tanto, discute-se o que é entoação e abordagens de análise desse elemento prosódico em duas vertentes principais: abordagem sistêmico-funcional e abordagem da Fonologia Entoacional Autossegmental-Métrica. Também é realizada uma discussão teórica da relação entre a entoação e o ensino de português, a partir do estudo de documentos de cunho oficial, como os PCN e o PNLD, além de literatura especializada na área. Diante das funções linguísticas da entoação, faz-se necessário desenvolver mais estudos que problematizem a relação entre a descrição e o ensino da variação melódica da fala e sistematizem o tratamento pedagógico a ser dado ao tema.

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Biografia Autor

Maíra Sueco Maegava Córdula, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora de Língua Inglesa e Práticas de Ensino, do Departamento de Línguas Estrangeiras da UFTM. Docente colaboradora no Profletras - UFTM. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Pesquisa na área de Fonética, Fonologia e Ensino de língua.

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Publicado

2016-11-29

Como Citar

Córdula, M. S. M. (2016). Entoação e ensino de língua. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 452–462. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.780

Edição

Secção

Ensino de Língua Materna