Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE

Jean Michel Pimentel Rocha

Resumo


Diante da influência das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da aprendizagem de línguas assistida por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning) no ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE), as quais possibilitam novos olhares para a prática didático-pedagógica, objetivamos, neste artigo, refletir acerca das aplicações de corpora no ensino, principalmente no que concerne à Abordagem Orientada por Dados (Data-Driven Learning Approach). Trata-se de uma abordagem centrada no aprendiz, o qual, mediado pelo professor, busca entender o funcionamento da língua observando-a em um corpus. Nesse contexto, fundamentados em Johns (1991), em Boulton (2009, 2010) e em Boulton e Tyne (2013), examinamos os principais desafios para sua implementação, bem como problematizamos sua relação com a noção de autonomia na aprendizagem. Ademais, partindo dessa reflexão e do instrumental teórico-metodológico da Linguística de Corpus, exploramos didaticamente um corpus de resumos científicos da área de linguística a fim de auxiliar a escrita desse tipo textual, quanto ao reconhecimento de padrões lexicogramaticais, por licenciandos em Letras, especialmente os iniciantes na pesquisa acadêmica. Ao propor este trabalho, esperamos despertar nesse público o interesse pela utilização de recursos tecnológicos que visam processos de aprendizagem autônomos a partir de corpora, de modo que possam conscientizar-se da existência desses recursos e possam aplicá-los em suas práticas acadêmicas cotidianas.

Palavras-chave


Corpora no Ensino; Abordagem DDL; Abordagem Orientada por Dados; Autonomia na aprendizagem; Escrita acadêmica; Resumo científico.

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DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1897

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