Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE

Autores

  • Jean Michel Pimentel Rocha Universidade Estadual Paulista - Unesp; Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE.

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1897

Palavras-chave:

Corpora no Ensino, Abordagem DDL, Abordagem Orientada por Dados, Autonomia na aprendizagem, Escrita acadêmica, Resumo científico.

Resumo

Diante da influência das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da aprendizagem de línguas assistida por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning) no ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE), as quais possibilitam novos olhares para a prática didático-pedagógica, objetivamos, neste artigo, refletir acerca das aplicações de corpora no ensino, principalmente no que concerne à Abordagem Orientada por Dados (Data-Driven Learning Approach). Trata-se de uma abordagem centrada no aprendiz, o qual, mediado pelo professor, busca entender o funcionamento da língua observando-a em um corpus. Nesse contexto, fundamentados em Johns (1991), em Boulton (2009, 2010) e em Boulton e Tyne (2013), examinamos os principais desafios para sua implementação, bem como problematizamos sua relação com a noção de autonomia na aprendizagem. Ademais, partindo dessa reflexão e do instrumental teórico-metodológico da Linguística de Corpus, exploramos didaticamente um corpus de resumos científicos da área de linguística a fim de auxiliar a escrita desse tipo textual, quanto ao reconhecimento de padrões lexicogramaticais, por licenciandos em Letras, especialmente os iniciantes na pesquisa acadêmica. Ao propor este trabalho, esperamos despertar nesse público o interesse pela utilização de recursos tecnológicos que visam processos de aprendizagem autônomos a partir de corpora, de modo que possam conscientizar-se da existência desses recursos e possam aplicá-los em suas práticas acadêmicas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Michel Pimentel Rocha, Universidade Estadual Paulista - Unesp; Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE.

Jean Michel Pimentel Rocha é graduado em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. Atua na área de Linguística Aplicada em pesquisas que envolvem Linguística de Corpus, Fraseologia (especialmente colocações e colocações especializadas) e Ensino de Inglês como LE.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Rocha, J. M. P. (2017). Abordagem orientada por dados: desafios e aplicações no ensino de LE. Revista Do GEL, 14(3), 135–153. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1897