AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2742

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem. Aquisição Fonológica. Estudo Longitudinal

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a aquisição da linguagem por uma criança (de 11 meses e 3 dias a 1 ano 9 meses e 15 dias) com desenvolvimento típico, em um estudo longitudinal. Em específico, avalia-se a aquisição sonora dessa criança. Foram realizados estudos com enfoque na aquisição fonológica do Português Brasileiro (PB) e estratégias de reparo comumente utilizadas por crianças em aquisição (LAMPRECHT, 2004; KAIL, 2013). Para proceder a esta pesquisa, foram realizadas gravações periódicas de áudio-vídeo no ambiente familiar da criança, com o envolvimento dos pais e de pessoas próximas, para que a criança se sentisse à vontade para produzir os sons de forma natural e espontânea. Também foi utilizado um diário de campo, para anotar observações sobre habilidades e o comportamento da criança durante as coletas. A partir da pesquisa, após a fase do balbucio, constatou-se uma cronologia de aquisição sonora na seguinte ordem: aquisição de vogais, de consoantes nasais, de consoantes plosivas e, por fim, de consoantes fricativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Márcia Fontes Martins, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil

Professora das áreas de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Lavras (DEL-UFLA)

Lara Fernandes Mariano, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

Martins, R. M. F., & Mariano, L. F. (2020). AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO LONGITUDINAL. Revista Do GEL, 17(2), 148–169. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2742

Edição

Seção

Artigos