AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2742

Schlagworte:

Aquisição da Linguagem. Aquisição Fonológica. Estudo Longitudinal

Abstract

Este trabalho tem por objetivo analisar a aquisição da linguagem por uma criança (de 11 meses e 3 dias a 1 ano 9 meses e 15 dias) com desenvolvimento típico, em um estudo longitudinal. Em específico, avalia-se a aquisição sonora dessa criança. Foram realizados estudos com enfoque na aquisição fonológica do Português Brasileiro (PB) e estratégias de reparo comumente utilizadas por crianças em aquisição (LAMPRECHT, 2004; KAIL, 2013). Para proceder a esta pesquisa, foram realizadas gravações periódicas de áudio-vídeo no ambiente familiar da criança, com o envolvimento dos pais e de pessoas próximas, para que a criança se sentisse à vontade para produzir os sons de forma natural e espontânea. Também foi utilizado um diário de campo, para anotar observações sobre habilidades e o comportamento da criança durante as coletas. A partir da pesquisa, após a fase do balbucio, constatou-se uma cronologia de aquisição sonora na seguinte ordem: aquisição de vogais, de consoantes nasais, de consoantes plosivas e, por fim, de consoantes fricativas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Raquel Márcia Fontes Martins, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil

Professora das áreas de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Lavras (DEL-UFLA)

Lara Fernandes Mariano, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA

Veröffentlicht

2020-09-02

Zitationsvorschlag

Martins, R. M. F., & Mariano, L. F. (2020). AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO LONGITUDINAL. Revista Do GEL, 17(2), 148–169. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2742