O MARCADOR DE GÊNERO FEMININO –ABA DO WAPIXANA (ARUÁK)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2749

Palavras-chave:

Wapixana, Classificação Nominal, Gênero, Marcador de Gênero –aba.

Resumo

Culturas distintas fazem diferentes escolhas e representações léxico-gramaticais da realidade. Em termos da categoria de gênero, enquanto o português emprega, regularmente, apenas um paradigma envolvendo o morfema -a, de feminino, oposto à ausência de marca ou a um morfema de masculino, o wapixana apresenta dois paradigmas: um para nomes inalienáveis (termos de parentesco), que opõe o morfema
-ɽu de feminino ao morfema -ɽɨ, de masculino, e outro para nomes alienáveis, que opõe o morfema -aba, de feminino, à ausência de marca para masculino. O morfema -aba deste último paradigma restringe-se a nomes cujos referentes exibem o traço [+animado], exceto nomes de parentescos, que obedecem ao primeiro paradigma. Embora atestados empiricamente tais paradigmas, persiste a questão do status do formativo -aba, tratado por Santos (2006) como termo de classe e, consequentemente, como formador de palavra e não como marcador flexional de gênero. Neste trabalho, então, investigamos, numa perspectiva tipológico-funcional, especialmente nos termos de Dixon (1986) e Grinevald (2000), a natureza desse marcador: se lexical ou flexional. Os resultados apontam para uma revisão da posição de Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Gomes dos Santos, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

Doutor e mestre em Linguística, professor Associado do departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Roraima. Área de atuação morfossintaxe de línguas naturais (Wapixana- família Aruák).

Zoraide dos Anjos, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil

Doutora e mestre em Linguística, professora adjunta do departamento de Letras-Libras da Universidade Federal de Roraima. Área de atuação: teoria e análise de línguas indígenas (morfossintaxe).

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

Santos, M. G. dos, & Anjos, Z. dos. (2020). O MARCADOR DE GÊNERO FEMININO –ABA DO WAPIXANA (ARUÁK). Revista Do GEL, 17(2), 196–213. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2749

Edição

Seção

Artigos