A pedagogia crítico-complexa e a análise da situação-alvo: investigando preconceitos e privilégios na academia

Autores

  • Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira (1) Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Câmpus São José do Rio Preto (2) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) https://orcid.org/0000-0003-3651-1198

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2772

Palavras-chave:

Pedagogia crítico-complexa. Escrita acadêmica. Letramento acadêmico. Análise da situação-alvo. Investigação contextual. Ideologia. Processo de publicação acadêmica.

Resumo

A linguagem, enquanto um sistema adaptativo complexo, compreende dimensões que extrapolam o nível linguístico e textual. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-complexa em estruturar, significar e facilitar a professores(as) de escrita acadêmica a investigação de contextos particulares de ensino, inclusive de questões abstratas, como “ideologia” – abordada nesta pesquisa – que perpassam os discursos a serem trabalhados nas aulas. Uma investigação em três etapas, compreendendo análise de currículo, questionário e entrevistas, foi conduzida com cientistas da computação brasileiros com trabalhos publicados em periódicos com alto fator de impacto na área, a fim de identificar fatores contextuais que pudessem influenciar o aceite de artigos de brasileiros pelos periódicos. Os resultados sugerem a existência de preconceitos e privilégios que podem interferir no processo de publicação acadêmica em ciência da computação. Informações como essas evidenciam a necessidade de abordar ideologia e relações de poder para o desenvolvimento do letramento acadêmico de alunos(as), visto que elas, assim como questões epistemológicas, textuais e linguísticas, regulam a produção e a circulação do conhecimento na academia. Uma vez conscientes sobre o funcionamento de sua comunidade, os(as) estudantes podem refletir e trabalhar por mudanças que promovam práticas mais justas a todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira, (1) Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Câmpus São José do Rio Preto (2) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira é doutora em estudos linguísticos e professora do Departamento d eFormação Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Vieira, B. G. A. M. (2019). A pedagogia crítico-complexa e a análise da situação-alvo: investigando preconceitos e privilégios na academia. Revista Do GEL, 16(3), 140–164. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2772

Edição

Seção

Artigos