A pedagogia crítico-complexa e a análise da situação-alvo: investigando preconceitos e privilégios na academia
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2772Schlagworte:
Pedagogia crítico-complexa. Escrita acadêmica. Letramento acadêmico. Análise da situação-alvo. Investigação contextual. Ideologia. Processo de publicação acadêmica.Abstract
A linguagem, enquanto um sistema adaptativo complexo, compreende dimensões que extrapolam o nível linguístico e textual. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia crítico-complexa em estruturar, significar e facilitar a professores(as) de escrita acadêmica a investigação de contextos particulares de ensino, inclusive de questões abstratas, como “ideologia” – abordada nesta pesquisa – que perpassam os discursos a serem trabalhados nas aulas. Uma investigação em três etapas, compreendendo análise de currículo, questionário e entrevistas, foi conduzida com cientistas da computação brasileiros com trabalhos publicados em periódicos com alto fator de impacto na área, a fim de identificar fatores contextuais que pudessem influenciar o aceite de artigos de brasileiros pelos periódicos. Os resultados sugerem a existência de preconceitos e privilégios que podem interferir no processo de publicação acadêmica em ciência da computação. Informações como essas evidenciam a necessidade de abordar ideologia e relações de poder para o desenvolvimento do letramento acadêmico de alunos(as), visto que elas, assim como questões epistemológicas, textuais e linguísticas, regulam a produção e a circulação do conhecimento na academia. Uma vez conscientes sobre o funcionamento de sua comunidade, os(as) estudantes podem refletir e trabalhar por mudanças que promovam práticas mais justas a todos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)