MECANISMOS ENUNCIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÕES SOBRE A NOÇÃO "ONDE"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2825

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar ocorrências com a noção linguística onde presentes em textos produzidos por alunos de graduação de instituição de ensino superior que apresentam valores não validados pelas gramáticas de Língua Portuguesa. Para a análise de algumas ocorrências com onde, tomamos como referência a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas tal como foi proposta por Antoine Culioli a fim de demonstrarmos como ela contribui para ampliar a compreensão dos usos dessa marca em contextos/cotextos não previstos pelas gramáticas, que descrevem a língua a partir das categorias herdadas da tradição greco-latina com implicações significativas para a descrição gramatical. Os enunciados analisados compõem textos de alunos que se encontravam em processo de apropriação, de aquisição da língua escrita.

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Biografia do Autor

Cássia Regina Coutinho Sossolote, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Cássia Regina Coutinho Sossolote é Professora Doutora II junto do Departamento de Didática, da Faculdade de Ciências e Letras, do Câmpus de Araraquara. É responsáv3el pelas disciplinas Prática de Ensino de Língua Materna I e II e Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II no curso de Letras. Ministra a disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa junto ao curso de Pedagogia. Atuando na área de ensino e aprendizagem, desenvolve seus trabalhos nas linhas de pesquisa Enunciação e Análise de Discurso

Marília Blundi Onofre, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Docente do Departamento de Letras da área de Linguística e Língua Portuguesa.

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Publicado

02-09-2020

Como Citar

Sossolote, C. R. C., & Onofre, M. B. (2020). MECANISMOS ENUNCIATIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÕES SOBRE A NOÇÃO "ONDE". Revista Do GEL, 17(2), 334–348. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2825

Edição

Seção

Artigos