BREVE PERCURSO HISTÓRICO DE ABORDAGENS LINGUÍSTICAS QUE ANTECEDEM E INFLUENCIAM A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3046Palavras-chave:
Sociolinguística Variacionista. Influências históricas. Abordagem estrutural.Resumo
Este artigo objetiva resgatar uma parte da história dos estudos linguísticos que antecedem e influenciam a constituição da Sociolinguística Variacionista. Para isso, retoma brevemente a história da Linguística dos séculos XVIII ao XX, considerando fatos que interessam ao tema variação e mudança linguística, no âmbito das seguintes abordagens: (i) os estudos comparados, (ii) os histórico-comparados, (iii) os neogramáticos, (iv) os dialetológicos, (v) o estruturalismo; e (vi) o gerativismo. As ideias de Humboldt e Whitney e de Meillet e Martinet também são consideradas. Esta revisão permitiu, além da (i) sistematização de uma versão sobre as influências históricas que constituem a Sociolinguística Variacionista, identificada como uma metateoria estrutural, (ii) apontamentos sobre algumas tarefas atuais dos variacionistas, dada a guinada discursiva do campo, por meio de sua terceira fase, identificada agora com uma metateoria discursiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)