LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE INGLÊS: UM GÊNERO NOVO?

Autores

  • Renato Caixeta Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0003-3274-3071

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2831

Palavras-chave:

Bakhtin. Escola de Sidney. Gêneros Discursivos. Livro didático digital de inglês.

Resumo

Este artigo focaliza o denominado livro didático digital de inglês, o qual vem sendo divulgado pelas editoras para uso em diversos contextos de ensino. O objetivo é refletir sobre a seguinte questão: o livro didático digital de inglês é ou não um gênero discursivo novo, uma vez que é veiculado em ambiente diferente do tradicional livro didático impresso? O estudo é baseado nas ideias de Bakhtin sobre gênero do discurso e da Escola de Sidney, está ancorada na Linguística Sistêmico-Funcional e nas ideias sobre gêneros digitais defendidas por Araújo (2016). Parte-se da premissa de que o livro didático tradicional impresso é um gênero discursivo, para se analisar um corpus constituído de amostras disponíveis em páginas de editoras nacionais na internet e informações das editoras sobre livros didáticos digitais. A análise do corpus mostra que o denominado livro didático digital de inglês mostrado nos sítios eletrônicos das editoras, e assim definido por elas, é o livro didático impresso em versão digitalizada, com as mesmas características do material já conhecido, não mudando as relações entre os usuários, o conteúdo e nem mesmo o modo de composição. Além disso, o acesso ao livro didático digital é limitado a pessoas que adquirem o livro impresso, não podendo ser usado independente ou em substituição ao impresso. Assim, não se pode afirmar que o livro didático digital traga novas formas de ensinar e aprender com uso de tecnologias digitais ou inserido no meio digital, pois ele não promove nova organização da vida e do fazer do professor ou do estudante na esfera educacional.

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Biografia do Autor

Renato Caixeta Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professor titular do CEFET-MG, possui graduação em Letras pela UFMG (1992), mestrado em Estudos Lingüísticos pela UFMG (1998) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC-Rio (2012). Atua como professor de inglês no Ensino Técnico de nível médio do CEFET-MG, e em outras disciplinas no Curso de Letras (Bacharelado em Tecnologias da Edição) e no Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua estrangeira, livro didático, discurso pedagógico, educação profissional. análise discursiva, Linguística Sistêmico-Funcional, Leitura de Imagens e Multimodalidade.

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Publicado

02-09-2020

Como Citar

Silva, R. C. (2020). LIVRO DIDÁTICO DIGITAL DE INGLÊS: UM GÊNERO NOVO?. Revista Do GEL, 17(2), 309–333. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2831

Edição

Seção

Artigos