O percurso de duas professoras em ações colaborativas para a inclusão de uma aluna autista na aula de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3544

Palavras-chave:

Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Pesquisa Colaborativa. Língua Estrangeira

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação de natureza aplicada, abordagem qualitativa e fins exploratórios, e tem como objetivo descrever e discutir o percurso que uma professora regente e uma professora pesquisadora trilharam para chegar a ações colaborativas que promovessem a inclusão de uma aprendiz autista nas aulas de língua inglesa num centro de línguas público brasileiro. A discussão está pautada nas bases teóricas do paradigma reflexivo de Schön (1983) e nos estudos sobre colaboração docente (Oliveira, 2008; Dutra, 2014). Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas, observação participante, gravações de aula, notas de campo, análise documental, fotografias e gravações de encontros reflexivos entre as duas professoras. Os resultados observados foram a aquisição de conhecimentos sobre o transtorno do espectro autista e sobre estratégias para adaptações e acomodações para a inclusão, que exerceram um impacto positivo sobre as ações pedagógicas. Nesse processo de aprender a colaborar, as duas professoras tiveram de refletir para encontrar seus papéis necessários nos diferentes estágios da pesquisa

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Biografia do Autor

Vanessa Borges-Almeida, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil

Vanessa Borges de Almeida é doutora em Estudos Lingüísticos pela UNESP São José do Rio Preto e professora associada da Universidade de Brasília, atuando nos cursos de graduação em Letras - Inglês e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. É líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Professores de Línguas e Avaliação (GEPEPLA)" e também membro pesquisador do grupo "Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças, Construtos e Competências (Enaple-CCC)". É editora-chefe da Revista Horizontes de Linguística Aplicada e membro do Conselho Deliberativo do Laboratório de Revisão e Editoração de Periódicos (Labore) do Instituto de Letras da UnB. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Inglês no biênio 2018-2019. Seus principais interesses de pesquisa são avaliação orientada para a aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, letramento em avaliação, e ensino-aprendizagem de língua estrangeira por meio de tarefas e projetos.

Orcid: 

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5832812171517906

Cristiane Resende, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil

Mestre em Linguística Aplicada, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e professora da SEEDF.

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

Borges-Almeida, V., & Resende, C. . (2024). O percurso de duas professoras em ações colaborativas para a inclusão de uma aluna autista na aula de língua estrangeira. Revista Do GEL, 20(2), 124–148. https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3544

Edição

Seção

Artigos