EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA

Autores

  • Isis Ribeiro Berger Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Observatório da Educação na Fronteira. Política Linguística. Escolas na Fronteira.

Resumo

Este artigo discute experiências e as ações de Política Linguística desenvolvidas no âmbito do projeto multi-institucional Observatório da Educação na Fronteira, desenvolvido entre os anos de 2011 a 2013. O projeto teve como objetivo ampliar o campo de observação sobre a fronteira e sobre os processos educativos peculiares a essas regiões, bem como seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem de crianças bilíngues. A partir de então, visou ao fomento de pesquisas a fim de subsidiar a proposição de políticas linguístico-educacionais para os espaços de escolarização situados em contextos bi/multilíngues de fronteiras nacionais. Nesse artigo, enfatizam-se as ações e as experiências que envolveram duas das escolas brasileiras participantes do projeto situadas em Ponta Porã, município brasileiro localizado na fronteira Brasil – Paraguai. Analisa-se, por fim, como a metodologia empregada pelo observatório propiciou aos educadores participantes novas formas de perceber e agir diante da presença de alunos de diferentes línguas maternas nos espaços das escolas, condição importante para a valorização e promoção da diversidade linguística e da integração linguístico-cultural na fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Membro do Colegiado de Letras desse Campus, na área de Língua Inglesa e Linguística (Política Linguística). Doutora em Linguística pela UFSC na linha de Pesquisa em Política Linguística. Mestre em Letras (Linguagem e Sociedade) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel. Bacharel e Licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Observatório de Políticas Linguísticas (UFSC) e Grupo de Estudos Interdisciplinares: Políticas Linguísticas, diversidade e fronteiras (UNIOESTE)

 

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Berger, I. R. (2015). EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA. Revista Do GEL, 12(2), 138–163. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/465

Edição

Seção

Artigos