PERSPECTIVA FUNCIONALISTA PARA A FORMAÇÃO (META)LINGUÍSTICA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: AS FORMAS DE TRATAMENTO

Autores

  • Elzimar Goettenauer de Marins Costa UFMG
  • Cristiano Silva de Barros UFMG

Palavras-chave:

Formação de professores de espanhol. Funcionalismo gramatical. Ensino-aprendizagem de espanhol. Formas de tratamento do espanhol.

Resumo

Resumo: Os principais documentos norteadores da Educação Básica brasileira consideram a língua como uma atividade sociocultural, política e historicamente situada, em sua variabilidade e pluralidade de manifestações. Espera-se que, em sua atuação docente, o professor de espanhol do ensino regular possa realizar um trabalho coerente e em sintonia com a proposta educacional desses documentos, orientado por uma perspectiva discursiva, possibilitando aos alunos o desenvolvimento e a integração de competências (comunicativas, textuais, culturais etc.) para o uso da língua. Para fazê-lo, é preciso que o professor aprofunde estudos linguísticos e metalinguísticos e reflita também sobre ensino/aprendizagem de línguas, de maneira a se tornar um falante/usuário proficiente e um profissional capaz de estimular seus alunos a refletir sobre a língua não só como estrutura, mas, também, como meio de comunicação e de contato intercultural. Assim, o objetivo deste trabalho é propor a perspectiva funcionalista de abordagem linguística como um horizonte norteador para a formação (meta)linguística do docente de espanhol e, para isso, oferecemos um panorama geral dos princípios do Funcionalismo e mostramos um trabalho de articulação de tal linha teórica à prática, por meio de uma discussão sobre a abordagem discursiva de algumas formas de tratamento do espanhol, a partir de textos autênticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elzimar Goettenauer de Marins Costa, UFMG

Doutora em Letras Neolatinas (UFRJ)

Pós doutorado em Letramento Crítico (USP / UNIVERSIDAD POMPEU FABRA)

Professora de espanhol (FALE/UFMG)

Credenciada no POSLIN e no Mestrado Profissional (FALE/UFMG)

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada - Ensino/Aprendizagem de Lìnguas Estrangeiras

Área de interesse: materiais didáticos, formação docente, leitura e letramento crítico.

Cristiano Silva de Barros, UFMG

Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Dá aula de espanhol na FALE E atua na área de Linguística Aplicada, nos seguintes campos: formação de professores de espanhol, ensino e aprendizagem de língua espanhola e educação continuada de professores de espanhol.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

de Marins Costa, E. G., & de Barros, C. S. (2015). PERSPECTIVA FUNCIONALISTA PARA A FORMAÇÃO (META)LINGUÍSTICA DE PROFESSORES DE ESPANHOL: AS FORMAS DE TRATAMENTO. Revista Do GEL, 12(2), 30–63. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/554

Edição

Seção

Artigos