INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA

Autores

  • Manoela Tanan Ferreira
  • Paula Avila Nunes Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1271

Palavras-chave:

Produção de texto. Artigo de opinião. Reescrita. Coerência. Coesão.

Resumo

Pautando-se nas concepções sociointeracionistas de linguagem e de ensino, o presente artigo busca avaliar a eficácia da intervenção interativa na forma de “bilhetes” como estratégia didática para que alunos superem problemas linguísticos, mais especificamente de coesão e coerência, nas produções de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nesse sentido, tomou-se como base para esta pesquisa, com propósito descritivo, um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma das escolas da Prefeitura de São Paulo, cuja Sequência Didática contida no Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa, material de referência para o ano, foi aplicada com algumas adaptações. Coletados e analisados os dados obtidos a partir da comparação dos artigos produzidos pelos alunos durante o processo, concluiu-se que as intervenções em forma de “bilhete” têm demonstrado bons resultados como estratégia didática para ensino de reescrita textual, principalmente com alunos de proficiência leitora e escritora mediana ou superior. No entanto, observa-se também que outras estratégias, tais como listas de constatações e a intervenção presencial do professor junto ao aluno, também são, por vezes, recursos necessários para conduzir o discente a uma reescrita reflexiva, logo, significativa e eficaz para se atingirem os objetivos pretendidos.

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Biografia do Autor

Manoela Tanan Ferreira

Graduada em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Paula Avila Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação e do Programa em Estudos de Linguagens da UTFPR

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Publicado

26-09-2016

Como Citar

Ferreira, M. T., & Nunes, P. A. (2016). INTERVENÇÃO INTERATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COESÃO E COERÊNCIA. Revista Do GEL, 13(2), 55–78. https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.1271

Edição

Seção

Artigos