A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos

Autor/innen

  • Maria Eduarda GIERING

Schlagworte:

Divulgação científica. Texto. Fim discursivo. Macroorganização. Explicação.

Abstract

O artigo trata dos diferentes fins discursivos de artigos de divulgação científica, publicados na mídia, dirigidos ao público jovem e das distintas organizações retóricas dos textos. Enfoca-se especialmente a presença do protótipo seqüencial explicativo, presente nos artigos de fim discursivo fazer-compreender, e sua relação com as estratégias de macroorganização retórica do texto. Para esse estudo, adotou-se proposta de Bernárdez, que vincula o modelo da Rhetorical Structure Theory à idéia de que a organização textual pode ser entendida como uma série de vias de continuidade, etiquetadas com relações RST. Verificou-se que a macroorganização dos textos relaciona-se diretamente ao fim discursivo dos artigos e ao contexto científico-midiático em que se inserem.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2008-07-31

Zitationsvorschlag

GIERING, M. E. (2008). A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos. Revista Do GEL, 5(1), 181–195. Abgerufen von https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/141