Metapragmáticas da ‘redação’ científica de ‘alto impacto’
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.2025Schlagworte:
Escrita científica. Metapragmática. Globalização. Ideologias linguísticasAbstract
Neste artigo são identificados e descritos os processos de natureza ideológica (ideologias linguísticas e indexação de formas) e sociosemiótica (objetivação artefatual e essencialização) que sustentam os metadiscursos sobre escrita científica de porta-vozes de instituições públicas paulistas envolvidas com a internacionalização da pesquisa, notadamente as orientadas por parâmetros de ranqueamento de organismos internacionais. O corpus de referência é composto de materiais videogravados, além de materiais escritos, produzidos e/ou divulgados desde 2010 nas instituições e disponibilizados na internet. Orientam as análises os estudos socioantropológicos, sociosemióticos e pragmáticos das ideologias linguísticas e suas implicações para a apreensão da mediação escrita nas práticas sociais. Os principais resultados das análises apresentadas são interrelacionados: a redução da comunicação científica à produção de um artefato linguístico, cuja principal referência é a “redação” do texto expositivo-argumentativo da tradição escolar; o consequente apagamento das tensões, contradições e ambiguidades geradas pelos modelos de apreensão da escrita científica frente à dinâmica da indústria editorial transnacional.
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