GÊNERO, RAÇA E INVENÇÃO DE SI NUMA PÁGINA DO INSTAGRAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2587

Palavras-chave:

Produção de si, gênero, raça, tecnobiodiscursivo

Resumo

Este artigo parte das discussões sobre o regime tecnobiodiscursivo e os racismos indiretos forjados na biopolítica para analisar os discursos de uma página pessoal na rede Instagram. Para fins de análise, tomamos como corpus as publicações da página entre 2016 e 2018. Nossa hipótese é de que a produção de si da personagem da página de Instagram analisada se dá num espaço ambíguo, entre a ancestralidade e os regimes de consumo, nos quais o corpo, a raça e o gênero funcionam como enunciados fulcrais. As análises descrevem os enunciados de transformação que a personagem deixa entrever e apontam para a intrincada relação entre a produção de si, a produção de resistências e as redes de captura e controle que, no interior dos dispositivos, atuam agonisticamente sobre o tecnocorpo e a tecnosubjetividade de Thallita, a proprietária da página em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Czerner Volkart, UFSC

Mestre em Linguística pela UFSC e professora dsa rede municipal de ensino de Florianópolis

Atílio Butturi Junior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015). É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, da área de Linguística Aplicada e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), na mesma instituição. É editor-chefe de dois periódicos científicos: Fórum Linguístico, da UFSC e Gavagai -Revista Interdisciplinar de Humanidades, da UFFS e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso e Filosofia da Linguagem, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana.

Downloads

Publicado

06-07-2020

Como Citar

Volkart, A. C. C., & Butturi Junior, A. (2020). GÊNERO, RAÇA E INVENÇÃO DE SI NUMA PÁGINA DO INSTAGRAM. Revista Do GEL, 17(1), 329–352. https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2587

Edição

Seção

Artigos