DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: IsF COMO ESPAÇO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2731Schlagworte:
Formação Docente. Residência pedagógica. Ensino-aprendizagem de LI.Abstract
Este artigo visa a refletir sobre a relevância do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) como espaço de residência pedagógica para o professor de línguas. Para isso, discutimos, com base em uma perspectiva metodológica de cunho descritivo-interpretativista, algumas atividades desenvolvidas em um Núcleo de Línguas (NucLi-IsF) de uma universidade mineira, durante nosso tempo de atuação como coordenadoras pedagógicas. Entendemos que a formação do professor se constitui como processo situado, que responde a demandas do seu entorno social, histórico e cultural, ao mesmo tempo em que ressignifica vozes de um saber global. Nesse sentido, partimos de nosso trabalho no NucLi local, a fim de buscar, nas singularidades das experiências aqui discutidas, subsídios para a compreensão do complexo processo de formação docente. Nossas análises, pautadas na investigação de três eixos (discussões teóricas; planejamento de aulas e desenvolvimento de material didático; e foco em aspectos linguístico-discursivos), apontam que o licenciando, ao ser posicionado no lugar de professor, é convocado a ter uma atitude responsiva e responsável em relação à docência, o que contribui para o seu desenvolvimento profissional.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2020-07-06
Zitationsvorschlag
Brito, C. C. de P., & Córdula, M. S. M. (2020). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: IsF COMO ESPAÇO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Do GEL, 17(1), 29–49. https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2731
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)