Sentidos do agronegócio brasileiro: o discurso publicitário da Friboi
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2834Schlagworte:
Discurso do agronegócio brasileiro, Discurso publicitário, Análise do discursoAbstract
O artigo pretende analisar o funcionamento discursivo do agronegócio brasileiro, a fim de melhor compreender um paradoxo que habita nossa sociedade: o intenso consumo de carne, o abate sistemático de milhões de animais, o sucesso comercial da indústria agro frente a um aumento da sensibilidade humana à causa animal. Com base na Análise do discurso derivada de Michel Pêcheux e em contribuições de Michel Foucault, procuramos identificar o que é dito nos comerciais de indústrias alimentícias e o modo como esses enunciados são formulados. Mais precisamente, nosso intuito é o de analisar a produção de sentidos relacionados ao comércio de produtos alimentícios da companhia Friboi e o silenciamento de outros considerados disfóricos pelo setor e apagados do seu discurso. O material de análise compreende dois anúncios da marca. Analisaremos o material mediante o estabelecimento de relações entre os enunciados de cada comercial, entre os dos dois comerciais e entre eles e outros já-ditos do interdiscurso, focalizando os recursos linguísticos e imagéticos utilizados na composição dos vídeos. As análises nos permitem observar a produção de sentidos culinários e econômicos, assim como o silenciamento de outros que assinalam a condição animal dessas mercadorias alimentícias.Downloads
Keine Nutzungsdaten vorhanden.
Downloads
Veröffentlicht
2020-09-02
Zitationsvorschlag
Alves Filho, M. S., & Piovezani, C. (2020). Sentidos do agronegócio brasileiro: o discurso publicitário da Friboi. Revista Do GEL, 17(2), 11–35. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2834
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)