Aquisição fonológica: descrição dos dados de fala de crianças com desenvolvimento típico
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v19i2.3413Schlagworte:
Linguagem infantil. Fonologia. Desenvolvimento infantil.Abstract
Na aquisição da fonologia típica, observa-se um padrão de desenvolvimento em que a aquisição ocorre de maneira não linear, com regressões de uso, influenciada por fatores biológicos e ambientais. Há poucos estudos sobre essa temática na região Nordeste do Brasil, mais especificamente na cidade de Natal-RN. O objetivo do estudo foi caracterizar a aquisição fonológica típica em crianças residentes na cidade de Natal-RN. Foi coletada a fala de 28 crianças na faixa etária entre 4:1 e 6:5 anos, sem alterações preexistentes. Nas análises contrastiva e por traços distintivos, observou-se que a aquisição de todos os fonemas em ataque simples e ataque complexo estavam presentes, com comportamento semelhante ao observado em estudos como de Lamprecht (2004) e Lazzarotto-Volcão (2012). A realização do arquifonema /R/ em posição de coda medial/final não condiz com o citado em estudos anteriores, em que sugerem que a aquisição desse arquifonema na posição de coda ocorra em torno dos quatro anos antes da estabilização do segmento em ataque complexo. Assim, o perfil de aquisição do arquifonema /R/ não é semelhante ao relatado nos estudos preexistentes.
Downloads
Literaturhinweise
ATTONI, T. M. et al. Onset complexo pré e pós-tratamento de desvio fonológico em três modelos de terapia fonológica. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 3, p. 395–400, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000300014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
BARROZO, T. F. et al. The influence of (central) auditory processing disorder in speech sound disorders. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 82, n. 1, p. 56–64, jan. 2016. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1808869415001779. Acesso em: 1 mar. 2018.
BONILHA, G.; MEZZOMO, C. L.; LAMPRECHT, R. R. The Role of Syllable Structure in the Acquisition of Brazilian Portuguese. In: LOT, N. G. S.; OF, L. (org.). The Acquisition of Romance Languages: Selected papers from The Romance Turn II. Utrecht: [s.n.], 2006. p. 27–43.
Dos REIS, T. B.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. Na rota dos róticos: implicações do rótico dorsal no sistema fonológico de crianças portuguesas com perturbação fonológica. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 24, n. 1, p. 9–35, 11 set. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/30629. Acesso em: 25 abr. 2023.
BRAGANÇA, L. L. C.; LEMOS, S. M. A.; ALVES, C. R. L. Caracterização da fala de crianças de 4 a 6 anos de creches públicas. Revista CEFAC, v. 13, n. 6, p. 986–992, 17 jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000600003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
BRITTO, A. T. B. de O.; BRITTO, D. B. de O. e. Teorias de aquisição da linguagem: reflexões acerca de diferentes estudos. In: BRITTO, A. T. B. de O.; BRITTO, D. B. de O. e. Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. São Paulo: [s.n.], 2017. p. 17–32.
CARVALHO, I. R. de. Redução segmental em encontros consonantais heterossilábicos no português brasileiro. Revele, n. 9, p. 38–51, 2015.
CERON, M. I.; KESKE-SOARES, M. Desenvolvimento fonológico. Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. [S.l: s.n.], 2017. p. 39–48.
CERON, M. I. et al. Factors Influencing Consonant Acquisition in Brazilian Portuguese–Speaking Children. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, v. 60, n. 4, p. 759–771, 14 abr. 2017. Disponível em: http://jslhr.pubs.asha.org/article.aspx?doi=10.1044/2016_JSLHR-S-15-0208. Acesso em: 6 dez. 2017.
CHOMSKY, N. Knowledge of language: its nature, origin, and use. [S.l.]: Praeger, 1986. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=b0VZPtZDL8kC&pg=PR3&hl=pt-BR&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 14 jul. 2017.
CLEMENTS, G. N. Phonological Feature. Contemporary Views on Architecture and Representations in Phonology. [S.l: s.n.], 2009. p. 19–68.
CRISTÓFARO, T. S.; ABREU, C. G. Aquisição fonológica na perspectiva multirepresentacional. Revista Letras de Hoje, v. 42, n. 1, p. 179–191, 2007. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/679/493. Acesso em: 13 jul. 2017.
DE ANDRADE, C. R. F. et al. ABFW: teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. São Paulo: [s.n.], 2004.
FERRANTE, C. et al. Aquisição fonológica de crianças de classe sócio econômica alta. Revista CEFAC, v. 10, n. 4, p. 452–460, dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v10n4/v10n4a05.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
FERRANTE, C.; BORSEL, J. V.; PEREIRA, M. M. de B. Análise dos processos fonológicos em crianças com desenvolvimento fonológico normal. Rev Soc Bras Fonoaudiol, v. 14, p. 36–40, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v14n1/08.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
GIACCHINI, V. Proposta de modelo de padrão de aquisição de contrastes e estruturas (PAC-E) para avaliação dos desvios fonológicos. 2015. Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
GIACCHINI, V.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; MOTA, H. B. Análise das correlações entre as coocorrências de traços distintivos no onset simples em crianças com perturbação fonológica. Revista Portuguesa de Terapia da Fala, v. 3, n. march, p. 30–36, 2016a.
GIACCHINI, V.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; MOTA, H. B. Standard model of structures and contrast acquisition – proposal for phonological evaluation in the Brazilian Portuguese. Journal of Child Language Acquisition and Development, v. 4, n. 3, p. 78–97, 2016b.
GIACCHINI, V.; MOTA, H. B.; MEZZOMO, C. L. The details in the therapeutic process to the consonant clusters acqusition in the specch of children with phonological disorder. Rev. CEFAC, v. 17, n. 2, p. 17–26, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1516-18462012005000049. Acesso em: 14 jul. 2017.
HAGE, S. R. de V.; PINHEIRO, L. A. da C. P. Desenvolvimento típico de linguagem e a importância para a identificação de suas alterações na infância. Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. [S.l: s.n.], 2017. p. 17–32.
HERNANDORENA, C. L. M.; LAMPRECHT, R. R. A aquisição das consoantes líquidas do Português. Letras de Hoje, v. 32, n. 4, p. 7–22, 1997. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15289. Acesso em: 17 jul. 2020.
HOFF, E. Language Development. 5. ed. [S.l.]: Belmont, CA: Wadsworth Cengage Learning, 2013.
HOFF, E.; CORE, C. Input and language development in bilingually developing children. Seminars in speech and language, v. 34, n. 4, p. 215–226, nov. 2013. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24297614. Acesso em: 14 jul. 2017.
KESKE-SOARES, M. et al. Aquisição não-linear durante o processo terapêutico. Letras de Hoje, v. 43, n. 3, p. 22–26, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5605%0A. Acesso em: 14 jul. 2017.
LAMPRECHT, R. R. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: [s.n.], 2004.
LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Aquisição fonológica atípica: o que os dados de crianças brasileiras e portuguesas revelam (Atypical phonological acquisition: what data from Brazilian and Portuguese children reveal). Estudos da Língua(gem), v. 17, n. 2, p. 65, jun. 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5336. Acesso em: 25 abr. 2023.
LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. O modelo padrão de aquisição de contrastes: uma nova abordagem para o desvio fonológico. Veredas Online, v. esp., p. 109–121, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2012/10/O-Modelo-Padrão-de-Aquisição-de-Contrastes-Uma-nova-abordagem-para-o-desvio-fonológico2.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
LIMA, F. L. de C. N. de et al. Ultrasonographic analysis of lateral liquids and coronal fricatives: judgment of experienced and non-experienced judges. Revista CEFAC, v. 20, n. 4, p. 422–431, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462018000400422&tlng=en. Acesso em: 25 abr. 2023.
LOPES, S. G.; DIAS, R. F.; MEZZOMO, C. L. A produção do onset complexo: aquisição guiada pela sílaba ou pelo segmento? Revista CEFAC, v. 17, n. suppl 1, p. 78–87, mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000700078&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
MARINHO, A. R. P.; ARAÚJO, A. L. de O. S; THOMOPOULOS, M. de S. F. Aspectos articulatórios e fonológicos envolvidos na aquisição da linguagem de uma criança de 5:1 anos: um estudo de caso. Letras de Hoje – Estudos e debates em linguística, literatura e língua portuguesa, v. 47, n. 1, p. 84–92, 2012.
MARQUES, T. F.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Formação do inventário fonológico de uma criança à luz do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes. Caderno de Letras, v. 24, p. 83–104, 2015.
MARTINS, R. M. F.; MARIANO, L. F. Aquisição Fonológica do Português: um estudo Longitudinal. Revista do GEL, v. 17, n. 2, p. 148–169, 2020.
MATEUS, M. H. M. Fonologia. In: MATEUS, M. H. M. e colab. (org.). Gramática da Língua Portuguesa. 5. ed. Lisboa: [s.n.], 2003. p. 987–996.
MATZENAUER, C. L.; LAMPRECHT, R. R. A hierarquia de restrições na aquisição de padrões silábicos do português. 2000, Florianópolis: [s.n.], 2000. p. 1–12. Disponível em: http://inforum.insite.com.br/arquivos/8920/anais_con2nac_tema160.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
MEZZOMO, C. L. et al. Aquisição da coda: um estudo comparativo entre dados transversais e longitudinais. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 3, p. 401–407, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000300015&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
MEZZOMO, C. L. Aquisição da coda medial no português brasileiro: uma análise via Teoria de Princípios e Parâmetros. 2004. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
MEZZOMO, C. L. et al. O papel do contexto fonológico no desenvolvimento da fala: implicações para a terapia dos desvios fonológicos evolutivos. Letras de Hoje, v. 43, p. 15–21, 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/5604. Acesso em: 25 abr. 2023.
MEZZOMO, C. L.; DIAS, R. F.; VARGAS, D. Z. Fatores intervenientes na produção correta da sílaba (c)vc em dados típicos e atípicos de fala. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 30, n. 2, p. 353–370, dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502014000200353&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
MEZZOMO, C. L.; VARGAS, D. Z.; DIAS, R. F. Estratégias adotadas por crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico no domínio da sílaba travada. Rev. CEFAC, v. 17, n. Supl1, p. 27–34, 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7097. Acesso em: 17 jul. 2017.
MIRANDA, I. C. C.; SILVA, T. C.. Aquisição de encontros consonantais tautossilábicos: uma abordagem multirrepresentacional. Revista Lingüística/Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 7, n. 1,
p. 14–30, 2011. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/poslinguistica/revistalinguistica. Acesso em: 25 abr. 2023.
MOTA, H. B. et al. Ocorrência de dessonorização no desvio fonológico: relação com fonemas mais acometidos, gravidade do desvio e idade. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 4, p. 430–434, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2017.
NUNES, D. A.; PAYÃO, L. M. da C.; COSTA, R. C. C. Desvios fonológicos na educação infantil. Revista CEFAC, v. 12, n. 2, p. 331–336, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200021&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
RIBAS, L. P. Onset complexo: características da aquisição. Letras de Hoje, v. 38, n. 2, p. 129–149, 2003. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/14086. Acesso em: 25 abr. 2023.
SCHNEIDER, G. B.; DIAS, R. F.; MEZZOMO, C. L. Análise dos traços distintivos e dos sistemas fonético e fonológico nas diferentes gravidades do desvio fonológico. Rev. CEFAC, v. 16, p. 1850–1859, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v16n6/1982-0216-rcefac-16-06-01850.pdf. Acesso em: 17 jul. 2017.
SILVA, M. K. da et al. Aquisição fonológica do Português Brasileiro em crianças do Rio de Janeiro. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 24, n. 3, p. 248–254, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 jul. 2017.
SOARES, M. E. de C.; PAYÃO, L. M. da C.; OLIVEIRA Jr., M. Analysis of phonological processes in the acquisition of complex onset in children with typical phonological development. Revista CEFAC, v. 21, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462019000100509&tlng=en. Acesso em: 25 abr. 2023.
SOUZA, A. P. R. de et al. A influência da variável tonicidade na produção de sonoras. Revista Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, p. 57–63, 2013.
TORETI, G.; RIBAS, L. P. Aquisição fonológica: descrição longitudinal dos dados de fala de uma criança com desenvolvimento típico. Letrônica, v. 3, n. 1, p. 42–61, 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/7097. Acesso em: 25 abr. 2023.
VARGAS, D. Z.; MEZZOMO, C. L. Emergência e aquisição do /r/ em coda em dois municípios do Rio Grande do Sul. Revista Distúrbios da Comunicação, v. 26, n. 2, p. 255–266, 2014.
VENTURA, L. M. P.; FILHO, O. A. C.; FREITAS ALVARENGA, K. Central hearing system maturation in normally hearing children. Pro-Fono, v. 21, n. 2, p. 101–106, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 nov. 2020.
WERTZNER, H. F. et al. Características fonológicas de crianças com transtorno fonológico com e sem histórico de otite média. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 12, n. 1, p. 41–47, mar. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2017.
WERTZNER, H. F. Fonologia - Imitação e Nomeação. In: ANDRADE, C. R. F. de e colab. (org.). ABFW Teste de Linguagem Infantil. [S.l: s.n.], 2002.
WERTZNER, H. F. et al. Medidas fonológicas em crianças com transtorno fonológico. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 2, p. 189–195, jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200015&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
WERTZNER, H. F.; PAGAN-NEVES, L. de O. Diagnóstico diferencial dos transtornos fonológicos. Tratado de linguagem: perspectivas contemporâneas. [S.l: s.n.], 2016. p. 183–190.
WERTZNER, H. F.; PAPP, A. C. C. S.; GALEA, D. E. dos S. Provas de nomeação e imitação como instrumentos de diagnóstico do transtorno fonológico. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 18, n. 3, p. 303–312, dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pfono/v18n3/a10v18n3.pdf. Acesso em: 30 ago. 2017.
WIETHAN, F. M.; MOTA, H. B. Treatment proposals for speech disorders: different solutions for the same problem. Rev. CEFAC, v. 13, n. 3, p. 541–551, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v13n3/43-10.pdf. Acesso em: 7 ago. 2017.
YAVAS, M.; HERNANDORENA, C. L. M.; LAMPRECHT, R. R. Avaliação fonológica da criança - reeducação e terapia. Porto Alegre: [s.n.], 2001.
ZAUCHE, L. H. et al. Influence of language nutrition on children’s language and cognitive development: An integrated review. Early Childhood Research Quarterly, v. 36, p. 318–333, 2016. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0885200616300151. Acesso em: 25 abr. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista do GEL
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)