A ESCRITA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE CONFLITOS E ENCONTROS

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti UFSC
  • Hellen Melo Pereira UFSC
  • Rosângela Pedralli UFSC

Palavras-chave:

Letramentos dominantes. Letramentos vernaculares. Escola. Práticas de letramento.

Resumo

Este estudo discute as práticas de letramento na escola, com foco em conflitos entre letramentos dominantes e letramentos vernaculares no ensino e na aprendizagem de língua materna em espaços de vulnerabilidade social. Trata-se de uma abordagem de natureza qualitativa interpretativista (MASON, 1996), que busca responder à seguinte questão: Como se caracteriza o encontro entre letramentos dominantes e letramentos vernaculares na ação do professor com seus alunos em aulas de língua materna em espaços de vulnerabilidade social? O referencial teórico vem de obras de Street (1988, 2003), Ponzio (2010; 2010a), Bakhtin (2013 [1929]; 1998 [1975]; 2010 [1920-24]), Vigotski (1997 [1987]; 2000 [1978]) e outros autores. Os resultados indicam a necessidade de uma efetiva sensibilidade para letramentos vernaculares na escola, bem como o compromisso com a educação para os letramentos dominantes, requerendo de professor e alunos o exercício do olhar para universos não familiares.

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Publicado

28-07-2013

Como Citar

Cerutti-Rizzatti, M. E., Melo Pereira, H., & Pedralli, R. (2013). A ESCRITA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE CONFLITOS E ENCONTROS. Revista Do GEL, 10(1), 35–64. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/15

Edição

Seção

Artigos