Relação entre a matriz linguística multimodal e a atenção conjunta de criança com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1835

Palavras-chave:

Desenvolvimento da linguagem, Síndrome de Down, Matriz linguística multimodal, Atenção conjunta

Resumo

A síndrome de Down (SD) é uma condição genética resultante da presença extra de um cromossomo 21, que pode gerar diversos problemas de saúde, como cardiopatias, e atraso no desenvolvimento da linguagem. As crianças com a síndrome apresentam mais déficits na linguagem expressiva, enquanto a sua compreensão e comunicação gestual é mais desenvolvida. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar a relação entre as produções linguísticas e a atenção conjunta de uma criança com síndrome de Down em processo de intervenção fonoaudiológica. Trabalhou-se com a hipótese de que as produções linguísticas e a atenção conjunta se desenvolvem mutuamente. Para isso, foram realizadas filmagens semanais, durante um ano de atendimento fonoaudiológico de um menino com SD que possuía 16 meses no início da coleta e apresentava uma cardiopatia congênita. Posteriormente, os vídeos foram analisados no programa ELAN, a fim de descrever quantitativamente as produções vocais e gestuais, e a atenção conjunta da criança. Constatou-se que a intervenção fonoaudiológica favoreceu o desenvolvimento da linguagem da criança com síndrome de Down, principalmente das produções vocais (p=0,04), e que houve um crescimento conjunto entre as produções gestuais (p=0,001) e a atenção conjunta da criança. Desse modo, com o atraso no desenvolvimento da linguagem verbal, as produções gestuais da criança com SD favoreceram sua inserção em cenas de atenção conjunta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Universidade Federal da Paraíba / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Graduado em Fonoaudiologia. Especialista em Saúde Pública. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pesquisador do LAFE - Laboratório de Aquisição da Fala e Escrita e do NELF - Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Isabelle Cahino Delgado, Programa de Pós-Graduação em Linguística/Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2002) e Especialização em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2004). É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), na Área de Concentração Teoria e Análise Linguística e Linha de Pesquisa Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento e Síndrome de Down, também inerentes à área de Linguística. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia, na área de Linguagem, Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e Líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF/CNPq).

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Programa de Pós-Graduação em Linguística/Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, manhês, ensino-aprendizagem, subjetividade e interação. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Downloads

Publicado

26-04-2018

Como Citar

Lima, I. L. B., Delgado, I. C., & Cavalcante, M. C. B. (2018). Relação entre a matriz linguística multimodal e a atenção conjunta de criança com síndrome de Down. Revista Do GEL, 15(1), 85–99. https://doi.org/10.21165/gel.v15i1.1835

Edição

Seção

Artigos