Sintaxe gerativa e ensino de gramática: contribuições de estudos em PBdialetal

Autores

  • Bruna Karla Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4958-8621

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2867

Palavras-chave:

Sintaxe gerativa. Ensino de gramática. PB dialetal.

Resumo

Neste trabalho, investiga-se como pesquisas sobre português brasileiro (PB) dialetal, em sintaxe gerativa, podem contribuir para o ensino de gramática. Para isso, faz-se inicialmente uma revisão dos estudos sintáticos de PB dialetal e posteriormente uma revisão dos estudos que tratam das contribuições da teoria gerativa para o ensino de gramática. Mostra-se que, após conhecerem pesquisas em sintaxe sobre PB dialetal, os professores obterão: uma comparação científica e analítica entre pelo menos dois sistemas, padrão e não padrão; entendimento de que as estruturas são regidas por universais; um modelo de análise no qual poderão se basear em suas reflexões sobre os fatos linguísticos; reconhecimento da competência gramatical que o aluno traz consigo para a escola; possibilidade de elaboração de formas de intervenção para ensino da gramática padrão, sem desvalorizar ou estigmatizar variedades não padrão; habilidades metalinguísticas e epilinguísticas para poderem intermediar a aquisição dessas habilidades entre os alunos, dentre outros. Conclui-se, portanto, que estudos em sintaxe gerativa têm a contribuir para a formação de professores e em consequência para o ensino de gramática na educação básica.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Pereira, B. K. (2020). Sintaxe gerativa e ensino de gramática: contribuições de estudos em PBdialetal. Revista Do GEL, 17(3), 234–259. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2867

Edição

Seção

Artigos