ENTRE CHEIROS E TEXTURAS, TRIAGENS E MISTURAS: A EXCLUSÃO SOCIAL DA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA TENSIVA NO CONTO “O BIFE E A PIPOCA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3098

Palavras-chave:

Percursos figurativos e temáticos. Modalidades epistêmicas. Triagem e Mistura.

Resumo

É a afetividade, ou ainda, as modulações sensíveis dos atores do enunciado no conto “O bife e a pipoca” de Lygia Bojunga, demarcando como as diferenças sociais são articuladas no projeto enunciativo do enunciador, que este estudo tem como propósito. Isto é, escolhas enunciativas que recaem sobre o crer do enunciatário, as modalidades epistêmicas, articuladas em percursos figurativos e temáticos que reforçam uma leitura sensorial na busca pela adesão afetiva do leitor. Para ancorar teoricamente a análise, recorremos à Semiótica Discursiva, de linha francesa, no que tange ao estudo do plano de conteúdo, e à Semiótica Tensiva para tratar dos afetos, no estudo dos sentidos depreendidos no conto. Por fim, a partir dos operadores de triagem e mistura, o estudo busca enfatizar como a obra retrata a distinção de classes sociais e, por conseguinte, a exclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Merith-Claras, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil

Professora do quadro efetivo do Departamento de Letras da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de Língua e Literatura, filiada às linhas de pesquisa: Ensino de Língua e Literatura; Formação Inicial de professores. 

Estágio de pós-doutoral realizado junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie. Supervisão de Diana Luz Pessoa de Barros.

Downloads

Publicado

12-04-2021

Como Citar

Merith-Claras, S. (2021). ENTRE CHEIROS E TEXTURAS, TRIAGENS E MISTURAS: A EXCLUSÃO SOCIAL DA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA TENSIVA NO CONTO “O BIFE E A PIPOCA”. Revista Do GEL, 18(1), 129–144. https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3098

Edição

Seção

Artigos