Atividade experimental com leituras de alunos das séries iniciais: uma análise discursiva

Autores

  • Daniella de Almeida Santos
  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Interações dialógicas. Análise do discurso.

Resumo

A busca por se entender as dinâmicas complexas que ocorrem em sala de aula tem levado muitos pesquisadores em ensino de Ciências a adotar uma abordagem mehos estruturalista e descontextualizada do conhecimento científico, valorizando processos dialógicos que se dão entre alunos e professores. Nesse sentido, nosso trabalho visa discutir como o discurso do professor pode interferir na construção de argumentos por parte dos alunos, quando estes se encontram envolvidos com um problema experimental em aulas de Ciências. Assim, buscamos compreender como professores e alunos se inter-relacionam num movimento discursivo para a estruturação de sentidos dos dados experimentais obtidos. Com essa preocupação, focamos nosso olhar nos processos de autoria dos discursos, tanto dos alunos quanto dos professores, nos episódios em que os atores do processo de ensino e de aprendizagem organizam suas falas, mediados pela atividade experimental. Os dados de nossa pesquisa foram coletados em aulas de Ciências de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, para alunos da 31 série do Ensino Fundamental, a partir de gravações em vídeo das atividades realizadas. As falas, tanto das professoras, quanto dos alunos, devidamente transcritas constituem nosso corpus de análise.

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Referências

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Publicado

02-11-2005

Como Citar

Santos, D. de A., Monteiro, M. A. A., & Teixeira, O. P. B. (2005). Atividade experimental com leituras de alunos das séries iniciais: uma análise discursiva. Revista Do GEL, 2, 173–200. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/311

Edição

Seção

Artigos