Instâncias de nominalizações e a densidade lexical do texto acadêmico: algumas implicações para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1847Palabras clave:
Nominalizações, Metáforas gramaticais, Texto acadêmico, Ensino de escrita acadêmica em inglêsResumen
A escrita acadêmica é lexicalmente densa e a presença de instâncias de nominalização é pervasiva, fato que é aceito na literatura da área (HALLIDAY E MATTHIESSEN, 2014; MARTIN, 1993; MARTIN, 2008). Do ponto de vista da Linguística Sistêmico Funcional (LSF), as instâncias de nominalização estão associadas ao fenômeno linguístico denominado por Halliday e Matthiessen (2014) de ‘metáforas gramaticais ideacionais’ (MGI). Partindo desse panorama teórico, o objetivo deste artigo é duplo. Primeiramente, apresentar e discutir dados sobre a presença de MGI, contendo nominalizações, em textos acadêmicos produzidos em inglês. Objetiva-se, também, apresentar e sugerir atividades de sala de aula que aumentem a consciência linguística do aprendiz sobre o uso de formas gramaticalmente metaforizadas em textos acadêmicos, particularmente em artigos acadêmicos. Os exemplos de atividades pedagógicas aqui propostos visam a um incremento no nível de proficiência linguística do aprendiz de inglês, podendo, por conseguinte, aumentar suas chances de sucesso em âmbito acadêmico nacional e internacional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-31
Cómo citar
Marciotto Oliveira, A. L. A., & Perini-Loureiro, G. (2017). Instâncias de nominalizações e a densidade lexical do texto acadêmico: algumas implicações para o ensino. Revista Do GEL, 14(3), 119–134. https://doi.org/10.21165/gel.v14i3.1847
Número
Sección
Artigos
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)