O ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA – PROPOSTAS DIDÁTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2425

Palabras clave:

Português língua segunda, Ensino de línguas baseado em tarefas, Ensino da escrita

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), por se considerar que poderá possibilitar o desenvolvimento mais eficaz da produção escrita. Existem vários tipos de tarefas, sendo o objetivo de cada uma resolver dada situação comunicativa, através de uma espontânea troca de sentidos, que tem relação com a vida real e a experiência dos alunos, despertando o seu interesse e aumentando o seu envolvimento na aprendizagem. Os principais problemas que os alunos enfrentam na escrita são: a seleção lexical adequada ao tema; a seleção dos tempos verbais adequados ao contexto; a ortografia e a pontuação corretas; a coerência e a coesão textuais. Como forma de ultrapassar estas dificuldades, propõe-se o ELBT. Assim, num primeiro momento, analisar-se-á a importância do ELBT no ensino das línguas segundas, em geral, e da escrita, em particular, e, num segundo, como parte de um estudo desenvolvido em três escolas secundárias da Praia – Cabo Verde, serão propostas tarefas testadas com êxito em sala de aula, em contexto de língua segunda. Os resultados parciais, baseados num questionário aplicado aos alunos que participaram no estudo, revelam que há maior envolvimento dos alunos nas tarefas de escrita e uma perceção de melhoria desta competência.

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Publicado

2020-09-02

Cómo citar

Pinto, J. (2020). O ENSINO DE LÍNGUAS BASEADO EM TAREFAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA – PROPOSTAS DIDÁTICAS. Revista Do GEL, 17(2), 170–195. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2425