O curso de lingüística geral: apontamentos de uma leitura da análise do discurso

Autores

  • Vanice Maria Oliveira Sargentini
  • Roberto Leiser Baronas

Palavras-chave:

Lingua/fala. Sujeito. Discurso.

Resumo

Leitor atento do Curso de Lingüística Geral, Michel Pêcheux, do mirante da ciência das formações sociais, procura encontrar as contradições do pensamento saussuriano para propor um conjunto de questões para a Lingüística, intervindo em seus domínios e objetos. Uma dessas contradições pode ser evidenciada no conceito saussuriano de analogia. Para Pêcheux, embora Saussure tenha se esforçado para ligar a analogia à lingua, é possível evidenciar que a 'fala' saussuriana traz novamente à tona a problemática do sujeito. Com objetivo de negar e, ao mesmo tempo, superar esse antropologismo psicologista veiculado pelo conceito saussuriano de fala, Pêcheux, entendendo que o sistema lingüístico é dotado de uma autonomia relativa em relação ao seu exterior— as classes sociais —propõe a noção de processo discursivo. Essa noção daria coita de explicar como as palavras mudam de sentido segundo as posições sustentadas por aqueles que as empregam. Nosso objetivo é refletir sobre a negação e a superação operadas por Pêcheux em relação à leitura de uma das recepções do Curso de Lingüística Geral de Saussure, evidenciando que tal gesto relaciona-se mais com o projeto politico da Análise do Discurso do que efetivamente com os escritos saussurianos presentes no Curso de Lingüística Geral.

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Publicado

02-11-2007

Como Citar

Sargentini, V. M. O., & Baronas, R. L. (2007). O curso de lingüística geral: apontamentos de uma leitura da análise do discurso. Revista Do GEL, 4(2), 43–52. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/360

Edição

Seção

Artigos