ENTRE O DISCURSO OFICIAL E O DISCURSO KINIKINAU: AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA E TERRITÓRIO .

Autores

  • Daniele Lucena Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1445

Palavras-chave:

Kinikinau. Representação de escola e território. Identidade.

Resumo

Baseando-nos no discurso do documento oficial das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012) e no discurso do povo Kinikinau temos como objetivo problematizar a construção identitária dos Kinikinau e analisar as representações de escola e território que perpassam esses discursos. A fim de buscar, valendo-nos das regularidades enunciativas, as formações discursivas e os interdiscursos que tecem os fios discursivos, visando uma discussão sobre os efeitos de sentidos gerados, desenvolvemos este artigo sob a perspectiva transdisciplinar da Análise do Discurso de linha Francesa, dialogando com os Estudos Culturalistas, e pautando-nos no processo de referenciação linguística e no método arqueogenealógico foucaultiano (2008; 2012). Partindo dos estudos de Authier-Revuz (1998); Coracini (2007); Foucault (2008, 2012); Orlandi (2008; 2009); Pêcheux (1988); Bauman (2005); Castells (2010) e Hall (2013), constatamos que os Kinikinau, estando em território de fronteira, ressignificam suas práticas sociais, e de que o discurso do documento oficial aponta para representações de escola e território atravessadas por formações discursivas e interdiscursos atrelados a questões políticas, contrariando os objetivos pelos quais foi criado e se divergindo das representações construídas pelos Kinikinau, articuladas em princípios culturais.  

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Biografia do Autor

Daniele Lucena Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Formada em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana. Mestranda em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas.

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Publicado

27-04-2017

Como Citar

Santos, D. L. (2017). ENTRE O DISCURSO OFICIAL E O DISCURSO KINIKINAU: AS REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA E TERRITÓRIO . Revista Do GEL, 14(1), 77–103. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1445

Edição

Seção

Artigos