ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES

Autores

  • Raquel Salcedo Gomes Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS
  • Marília dos Santos Lima Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Material Didático. Unidade Didática. Ensino Médio. Teoria Sociocultural. Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira. Língua Inglesa.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o processo de elaboração de uma unidade didática para a 3a série do Ensino Médio a partir da adaptação do livro didático ao contexto local da turma e da escola. Para tanto, articula-se uma reflexão sobre as orientações curriculares para o Ensino Médio brasileiro e os papéis do livro didático nesse processo, atribuindo-se a ele uma função mediadora advinda de uma perspectiva sociocultural de educação, ensino e aprendizagem. A discussão aponta para a necessidade de edição, adaptação e autoria docente na preparação de unidades didáticas e para seu aspecto de inacabamento, visto que a elaboração de materiais didáticos marca o ponto de partida do fazer docente, não sua conclusão.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Salcedo Gomes, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Mestre em Linguística Aplicada (2013) e doutoranda pela mesma universidade. Especialista em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), na qual é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Professora de Língua Inglesa da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, atuando na unidade Fundação Evangélica com Ensino Fundamental, Médio e Superior. Possui o título de Tradutora Pública e Intérprete Comercial pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Tem experiência em pesquisa acadêmico-científica nas áreas de Literatura, Linguística Aplicada e Tecnologias Educacionais. Em sua pesquisa de mestrado, investigou os efeitos de sentido construídos mediante as interações entre as linguagens verbal e não-verbal presentes em blogs produzidos por alunos do Ensino Fundamental em projeto de trabalho hipermidiático, fundamentando-se na semiótica discursiva, com enfoque no texto produzido na e para a tela do computador. Atualmente, investiga o papel mediador de livros didáticos de ensino de inglês do Plano Nacional do Livro Didático na formação continuada do professor dos anos finais do Ensino Fundamental sob uma orientação sociocultural e processos de aprendizagem no linguajar e jogar um jogo locativo na perspectiva da educação contemporânea.

Marília dos Santos Lima, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS

Possui graduação em Licenciatura em Letras (inglês, português e espanhol) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Lingüística (Lingüística Aplicada) pela University of Reading, Inglaterra (1993). Tem pós-doutorado (2002) em Lingüística Aplicada pelo Modern Language Center do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Canadá. É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, erro, foco na forma, tarefa colaborativa e formação de professores. É parecerista dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Revista Letras da Universidade Federal do Paraná, Formas e Linguagens (UNIJUÍ) e Linguagem & Ensino (UCPel) . Tem capítulos e artigos publicados e livros organizados na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Coordenou no Brasil o projeto "The isolation and integration of form-focused instruction: Views from ESL and EFL teachers and learners" em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá. Coordena na UNISINOS o Grupo de Pesquisa 'A ação colaborativa e as tarefas pedagógicas no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras.'

Downloads

Publicado

17-09-2015

Como Citar

Gomes, R. S., & Lima, M. dos S. (2015). ADAPTAÇÃO COMENTADA DE UNIDADE DIDÁTICA AO CONTEXTO LOCAL: LEARNING EXPERIENCES. Revista Do GEL, 12(1), 46–80. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/267

Edição

Seção

Artigos